domingo, 11 de janeiro de 2009

Parada: Porto Velho 3 - Parte 3

Ao chegarmos à Calçada, o bar do Pimenta já estava fechado. Por sugestão do Robson sentamos no bar ao lado, após tentarmos entrar em uma das boates, todas completamente lotadas.

E quem é Robson? É um mineiro que há 22 anos vive em PV. O cara tem uma história de viagens e casos infinitos. É daqueles sujeitos que empenham sua palavra nos mais variados assuntos, colocando em dúvida a veracidade dos fatos. Num primeiro momento desconfiei de várias de suas histórias, mas com o passar do tempo a maioria delas se mostraram verdadeiras, via terceiros. Robson viaja pelo Brasil desde os 16 anos, conhece inclusive a região de Rio Piracicaba, minha cidade natal. Perguntei várias coisas a ele e obtive respostas corretas no ato. O distinto veio para Rondônia estudar. Antes morava no Mato Grosso. Antes ainda no Rio de Janeiro. E se contar que antes disso tudo ele residia em São Paulo, acreditam? Esses são apenas alguns das dezenas de lugares pelos quais passou. Uma das maneiras de comprovar as andanças de Robson são as conversas que ele trava com os forasteiros de PV, pessoas de outros estados que para cá vieram. São maioria na cidade, oriundos do Ceará, Rio, Rio Grande do Sul, Minas etc. E não é que Robson conhece detalhes impressionantes de todos esses lugares? Nomes de ruas, de bares, de comidas, de estradas, de cachoeiras, inclusive de pessoas. O cara carrega traços de uma enciclopédia do Brasil. Lógico que ele aproveita esse conhecimento para dar ênfase às suas odisséias, mas não importa, isso não tira seu valor.

Seu estilo é o do boa praça, conhece praticamente todos em Porto Velho, não dá dois passos sem ser abordado. Tem um passado não tão feliz na cidade. Se enveredou pelo caminho errado, foi fraco, perdeu a esposa e os bens que havia conquistado. Ele foi o primeiro a trabalhar na cidade com aparelhos de ar-condicionado Springer, marca conceituada no mercado. Depois dessa informação fiz de questão de atentar para a marca dos aparelhos e não é que a maioria é Carrier Springer? Ele fez um ótimo pé-de-meia à época, quando chegou a comandar 70 funcionários. A história completa não me foi dita, mas sei que ele foi enganado pelo sócio, perdendo mais de R$ 170 mil, o que o deixou um ano trancado em casa vítima da síndrome do pânico. Hoje já está recuperado, completamente. Mas financeiramente não, sendo que no exato momento se prepara para iniciar um novo negócio. Tomara que dê certo.

Sobre Eugênio e o índio Raimundo não posso dizer muito. Eugênio ficou muito pouco tempo conosco e Raimundo é introspectivo, o que dificulta conhecê-lo. Mas percebe-se que é um sujeito de bom caráter e de conhecimento profundo sobre sua terra.

Após mais algumas cervejas (provavelmente já havíamos bebido mais de 40) na Calçada da Fama eis que surgem mais duas figuras. Primeiro Marcelo, policial militar e grande amigo de Robson. Doidão e PM amigos, sem problema. Marcelo deve ter uns dois metros de altura e pesar uns 140 quilos. Foi ele quem deu o primeiro passo para cairmos de cabeça na cachaça. Foram várias, fazendo com que a conversa atingisse vários decibéis. Depois apareceu Júlio, um boliviano que faz tempo vive em PV. Júlio é músico, e segundo me disseram, um dos mais conceituados de toda a região Norte. Foi durante anos diretor do Sesc em PV e é intimamente envolvido com a cultura da cidade.

Júlio já passou dos cinquenta, cabelos brancos, óculos, camisa social para dentro da calça. Alinhado. Quem vê não imagina que o cara é um ícone dos roqueiros da área. Deu aulas para vários moleques que hoje dominam a cena da capital. Júlio é guitarrista e apaixonado por Carlos Santana. Infelizmente nesse dia ele não deu nenhuma palinha, uma pena. Ainda assim a conversa com ele foi fenomenal. O cara me deu uma aula de barroco, me explicou a riqueza de Bach, Beethoven, da música clássica religiosa e folclórica, além de dar uma explanação excelente sobre a América Latina e suas desavenças. Uma de suas frases: "Estude como se fosse viver eternamente, e viva como se fosse morrer amanhã". Sem dúvida uma pessoa muito rica.

Nenhum comentário: