sexta-feira, 7 de março de 2008

Perdão Rainha, mas é verdade


É meus caros, o negócio tá engraçado. Segundo a revista The Economist (ver matéria completa na BBC), "essencialmente, o que determina bons empreendimentos no Brasil é a habilidade de navegar em volta da burocracia”. Entenda isso como sonegar impostos e/ou obter vantagens junto a órgãos públicos via corrupção ativa ou influência. Outra: os empresários brasileiros apresentam uma "não surpreendente vontade de burlar as leis". Ou seja, todo mundo é malandro. Por fim, “mais difícil de explicar do que por que os empresários brasileiros são como são, é explicar por que eles existem”. Viva o bravo empresário brasileiro!
A The Economist, ao mesmo tempo em que reportou uma situação que de fato existe (a merda que é abrir um empresa e mantê-la regular), exagerou em suas considerações, imprimindo o ridículo na testa de parcela importante da economia e da sociedade brasileiras. Foram conclusões chulas e precipitadas, coisa de quem se acha superior.

Às vezes bonito é ficar metendo chumbo no metrô, perder classificação pra Eurocopa e ser o país que pariu o Gerorge Michael e o Elton John.

Nenhum comentário: