terça-feira, 10 de março de 2009

Parada: Marajó


Na Ilha do Marajó fiquei hospedado em Soure, maior cidade da Ilha, também chamada "Capital do Marajó". O município de 22 mil habitantes tem uma ligação interessante com Belo Horizonte: Soure foi projetada pelo paraense Aarão Reis, que foi o artífice da capital maneira.


A estrada que sai do Porto do Camará, local de chegada do barco vindo de Belém (4 horas, R$ 15)termina em Salvaterra, cidade vizinha a Soure. É necessário fazer a travessia do Rio Paracauari para alcançar a cidade, que pode ser tanto de balsa (gratuito, mas demorado) ou barco (R$ 1,50, toda hora).


A pacata Soure tem um pequeno comércio que gira em torno de lanchonetes e bares, pequenas lojas, mercadinhos e outros estabelecimentos mais simples. Banco do Brasil tem. O trânsito da cidade é composto 90% de bicicletas e motos, sem contar as carroças puxadas por búfalos e cavalos. Claro, o capacete ainda não chegou até aqui.



Soure.
A pracinha, fundamental.
A igreja, mais que fundamental.
Soure.
Vila da Praia do Pesqueiro, em Soure.


Vila do Pesqueiro.


Sr. Armando, pescador (o óbvio...).


Praia do Pesqueiro. No Marajó, a água das praias é salobra. Na primeira metade do ano fica mais doce, já na segunda predomina o sal.


Chegada na Praia do Araruna, em Soure.


O peixe fora d´água, literalmente. Essa espécie nada acima da flor da água.


Os guarás. Pode-se perceber a mudança na cor das penas da ave, do marrom para o vermelho. Já foi explicado que sua cor muda em decorrência de sua alimentação, principalmente o sarará.


Garças no Pesqueiro.


!!!

Praia do Céu, bem próxima ao Pesqueiro.


Bicho bravo.


Companheiro.

Praia Barra Velha.

Balsa que faz a conexão Soure-Salvaterra. Detalhe para o búfalo, símbolo da Ilha. A carne é boa, ainda mais especial quando acompanhada da mussarela de búfala derretida. A ilha concentra 600 mil animais e o Pará é dono da metade do rebanho bubalino brasileiro. Em Marajó, a criação de búfalos teve início no final do Século XIX.


Baía de Soure.


Praia do Araruna. A melhor maneira para se locomover na Ilha é de bicicleta. A topografia do lugar é plana e pedalar é um prazer.


Praia do Araruna.


Praia do Araruna.


Praia do Araruna.

Tchau!

4 comentários:

Unknown disse...

Fala Tobias! Não posso deixar de comentar essa sua viagem. Muito bacana mesmo, imagino o tanto de coisa você deve ter visto de diferente e tantas coisas que deve ter passado nessa jornada sem destino geografico mas com um destino de vivencia e conhecimento. Resumindo o que quero dizer: Filé pa Karaiiii!
Abraço e bota esse trem pra anda.

Luciana M. Souza disse...

Ola, adoreiiiiiiii essas fotos. Estou me mudando no final do ano pra belem e estava buscando mais sobre a cidade e seu blog foi uma mão na roda, adorei as fotos, que cidade linda!

parabéns pelo blog!

Bjos!

Britoniah disse...

as fotos tao lindas, eu sempre procuro fotos melhores e diferentes no google e so no teu blog encontrei, eu adoro Soure, fui criada la quando eu era criança.

Anônimo disse...

que lindooooo! amo essa cidade e gostei muito dessas fotos