sábado, 11 de outubro de 2008

Dica Cultural


Estes são Pássaro e Jão. Jão, ao fundo, é o proprietário do Café Bahia, um boteco com DNA legítimo, aberto diariamente no centro de BH. O ambiente preza pela freguesia de alto nível, o que pode ser percebido graças às lingüiças na estufa e ao litro de água da COPASA, oferecida gratuitamente, retratados na foto acima. A lingüiça é um dos petiscos mais lembrados pelos freqüentadores do Café, devido aos arrotos, obviamente. Jão é o típico chefe gente fina, sereno, preocupado somente com seu cigarro e seus clientes, mas nem tanto.

Pássaro, ou Passarinho, dependendo do grau de freqüência no estabelecimento, é o garçom do bar, um marco histórico. Pássaro conta que já presenciou de tudo nas mesas do Café do Bahia, mulheres bonitas com sujeitos feios, mulheres feias com mulheres bonitas, padres com ateus, viados com putas, travecos com esposas e por aí afora. Pássaro é uma testemunha ocular do pulso latente por onde corre o sangue da Belo Horizonte Lado B. Além disso, Pássaro conhece de cor 3.567 piadas, 2.489 tiradas e 5.768 frases feitas. Ele nunca serviu uma cerveja sem proferir algo sábio. Pela fisionomia do distinto vocês percebem o que relato.

Sempre que posso compareço ao Café Bahia. Faz bem para a cabeça e para a alma. Lugares entupidos de poses e trejeitos me assustam. Prefiro passar invisível em locais como esse. A conta nunca ultrapassa o limite, ninguém se preocupa com você e há a vantagem de, como brinde, o cliente ganhar uma aula de vida. Qual vida não sei, mas há algo ali de importante.

Visitem o Café Bahia e façam uma viagem ao centro do cotidiano, das pessoas comuns, dos despercebidos que sentam-se ao seu lado diariamente no ônibus e no metrô. Lá é possível sentir, mesmo que parcialmente, o que é viver fora da bolha de plástico.

Localização: Rua dos Tupis, pertinho do Shopping Cidade. Porém, o Café Bahia não cheira nem se assemelha ao centro comercial moderno, pelo contrário, é uma das últimas resistências à nova onda, que não passa de marola.
Posted by Picasa

2 comentários:

Anônimo disse...

Só os mais sábios sabem voar. E é tudo o que arrisco a dizer sobre o Grande Pássaro.

Ótimo post!!

Anônimo disse...

Essa foto é impagável! Vou ter que ir lá confrir de perto!
Beijo Thobias e boas viagens pela amazonia etc, etc e etc!