quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Você se acha radical?


Sobrevivendo no Rio Amazonas no Yahoo! Vídeo

O vídeo acima retrata o perigo da necessidade. Para vender seus produtos, em especial camarão, doce de cupuaçu e cacau, os ribeirinhos pescam os barcos que cruzam o Rio Amazonas, numa manobra arriscada ao extremo. Crianças de colo vão junto com seus pais em algumas canoas.

Vi dois garotos, com seus sete ou oito anos, caírem no rio devido ao tranco dado pelo barco. Claro, são criados na água, quase peixes, mas essa condição não diminui os riscos. Este é um pedaço do Brasil bem brasileiro.

Eu nunca tinha presenciado nada igual. Fiquei boquiaberto com a cena. Talvez o vídeo não tenha retratado o impacto da ação, mas ao vivo é algo impressionante.

Tenho outro vídeo, este dos pedintes do rio. Mães com crianças pequenas alinham suas canoas junto ao barco para que os passageiros joguem doações, tais como roupas. As crianças são instruídas a emitir gritos que as tornam semelhantes a pequenos animais famintos, sinceramente. Uma cena nada confortável, muito semelhante às das mães que levam seus filhos aos sinais de trânsito para realizar a mesma tarefa em nossas grandes cidades. É a pobreza crua, do rio e do asfalto.

Infelizmente esse vídeo ficou muito grande e não tenho como editá-lo, o que tornou impossível sua veiculação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Putz... os cara são artistas da necessidade! Como vc mesmo disse: C ta doido de eu fazer um troço dessse!

Um abraço
Romin!

redação disse...

video muito bom. Melhor é sua risada de fundo. hahaha
abs

higo