quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O cidacão

Vai aqui um enfático protesto contra o Brasil, especificamente o Ministério do Trabalho (MT). Pobres coitados são os trabalhadores brasileiros, obrigados a lidar com uma burocracia ineficiente que foge por completo de sua função, que seria organizar e realizar ações para a evolução deste campo fundador de qualquer sociedade.

Fui até a Delegacia Regional do Trabalho de Belém dar entrada em meu seguro-desemprego. Mesmo portando todos os documentos exigidos para dar início ao processo, fui vetado. O fato é que o carimbo de minha carteira de trabalho, aquele aplicado sobre a foto, apagou-se. Assim, de maneira seca e irreversível, a atendente informou-me que sou obrigado a requerer outra carteira de trabalho para receber o benefício.

E mais uma vez o Brasil mostra sua cara. Portando um documento oficial, emitido pelo próprio MT, não pude requisitar o que é de meu direito. Pago pela incompetência do governo, que não aprimoriza seu sistema, tornando-o falho e instável. Eles erram e quem assina a promissória somos nós.

Mesmo explicando que sou de outro estado e que não portava os documentos exigidos para fazer outra carteira de trabalho - identidade ou certidão de nascimento, sendo que carrego apenas a carteira de motorista, documento oficial que o próprio governo não aceita - o bom senso não foi convidado a adentrar por aquela porta maculada pela paralisia estatal.

Bem, no meu caso, a situação não beira o colapso, pois tenho outros meios para manter-me. Mas imaginei um trabalhador despedido, cujo bolso já aponta críticos sinais de falência, na mesma situação que a minha. A documentação emitida pelo MT é falha, perecível, e este braço do Estado, assim como todos os outros, não admite sua culpa, penalizando os cidadãos por desvios que não lhes dizem respeito. Impressionante.

Com tal acontecimento, creio que a viagem ficará mais curta. Esse Brasil...!

Nenhum comentário: